PRENDA
Mundo Prenda Produtos Loja Virtual Empresa Home

COMO REMOVER MANCHAS EM TECIDOS

Elimine diversos tipos de manchas de uma maneira simples e rápida. Antes de usar qualquer solução para tirar manchas de roupas ou de tecidos, convém fazer antes, um teste numa pontinha mais escondida da roupa. Ao limpar a mancha de um tecido, procure estender a parte manchada sobre um mata-borrão ou um outro tecido para que o líquido empregado na limpeza não se espalhe muito. Se ficar um círculo em volta da mancha já tratada, convém estender esta parte esticada sobre o vapor de água fervendo. Antes de usar qualquer produto de tira-manchas, use primeiramente sobre o local um pouco de sal umedecido; isso facilitará sua remoção.

Segue abaixo, soluções para retirar as manchas mais comuns:

Carvão:
– Esfregue a mancha com miolo fresco de pão.

Ovo:

– Esfregue a marca com espuma de detergente de cozinha, ou água fria e sabão; nuca usar água quente. Também poderá colocar uma pasta de sal (sal com gotas d’água) sobre a mancha.

Refrigerantes:
– Esfregue um pouco de manteiga sobre as manchas e lave em bastante água quente com sabão em pó.

Cerveja:
– Esticar bem a parte manchada sobre uma vasilha funda, despejar água fervendo em cima, atravessando o tecido. Depois é só esfregar um pouco de glicerina e enxaguar com água morna.

Chá:
– Usar água morna e bastante sabão, ou mergulhar em água quente com água sanitária.

Graxa:
– A mancha sai colocando um pouco de margarina vegetal por cima por alguns minutos. Depois, lave com água e sabão.

Lama:
– Água fria; depois enxaguar rapidamente em água avinagrada. Se a lama for sobre um impermeável, misturar água quente e vinagre em partes iguais e esfregar no lugar manchado.

Gordura:
– Se a roupa manchou com algo gorduroso, como óleo, manteiga ou algum molho, coloque o mais rapidamente possível um pouco de maisena ou talco sobre o local afetado. Depois de 15 minutos (tempo que leva para o pó absorver a gordura), esfregue o local com uma escova.

Banana:
– Quando recente, basta esfregar um pouco de querosene.

Alcachofra:
– Estas manchas são tiradas com limão.

Ferrugem:
– Para remover este tipo de mancha de peças brancas, molhe a área afetada com gotas de limão. Cubra com sal e deixe sob o sol.

Chocolate:
– Com água quente e sabão; insistir. Se não sair, usar o mesmo processo da cerveja ou ainda esfregando o gelo no local. Poder-se-á também empregar água oxigenada.

Insetos:
– Diluir com água fria ou morna, em seguida com amoníaco e água pura.

Mofo:
– Enxaguar com uma colher (sopa) de amoníaco para cada 20 colheres de água. Quando for mofo avermelhado, mergulha-se o tecido em água com um punhado de fubá, deixando ferver por algum tempo. Depois enxaguar e expor ao sol para quarar um pouco. Em seguida enxaguar novamente e pôr para secar. Mofo em tecido de tropical ou de lã: expor o tecido ao sol e quando estiver bem quente, escovar com uma escova umedecida em álcool, no direito e no avesso. Em seguida passar com ferro bem quente, protegendo o tecido com outro pano.

Bolor:

– Ferver o tecido manchado em água contendo um pedaço de couro de bacalhau, ou a própria água onde se deu à fervura do bacalhau.

Cola:
– Diluir com água fria, deixando mergulhada durante algum tempo; ou água quente.

Suor:
– Lave a peça com água morna e detergente. Se for recente, aplique uma solução de amoníaco (1 colher de sopa em 1 litro de água) e enxágüe em água pura. Manchas antigas devem levar uma camada de vinagre branco e depois, água pura. Se estiverem muito amarelas, as manchas podem sair com uma solução de ácido oxálico.

Lama:

– Água fria; depois enxaguar rapidamente em água avinagrada. Se a lama for sobre um impermeável, misturar água quente e vinagre em partes iguais e esfregar no lugar manchado.

Vinho:

– Se caírem gotas de vinho sobre a roupa, salpique o local com açúcar. Antes de lavar, molhe com água fria e esfregue a mancha até que ela saia.

Barro:
– Espere o barro secar e então, raspe o tecido. Se ele ficar manchado, lave com água fria e sabão ou água e vinagre. Caso a marca persista, use álcool.

Chiclete:
– Sentou num chiclete ou ele grudou na roupa sem querer? Passe uma pedra de gelo sobre a goma de mascar, ou então coloque a peça no congelador. A borracha vai endurecer e aí será fácil removê-la.

Iodo:
– Embeber um pano em álcool ou leite, ou deixe o tecido de molho no leite fervendo, deixando-o repousar até que o leite esfrie; em seguida lavar com água e sabão. Estes processos servem para todos os tecidos.

Mostarda:
– Numa xícara de chá, coloque 2 dedos de vinagre branco e complete o restante da xícara com água e misture bem. Pingue esta misture sobre a mancha e deixe agir no máximo 1 minuto (é bem rápido). Absorva o liquido da mancha com uma toalha de papel branca ou pano branco. Depois lave normalmente.

Caneta Esferográfica:
– Esfregue ligeiramente com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre. Repita a operação várias vezes.

Baton:
– Esfregue um pouco de álcool no tecido manchado antes de lavar.

Café com Leite:
– Lavar com água e sabão; se não sair, água oxigenada, ou tetracloreto de carbono, ou ainda esfregar ligeiramente com benzina.

Queimado:
– Esfregar um pouco de maisena sobre a área afetada, e deixar ao sol por algumas horas. Depois retirar com uma escova macia. Poderá também lavar com água e sabão, e em seguida passar água oxigenada, deixando secar ao ar livre. Na falta dos dois produtos, deixar a peça mergulhada em água fria, logo após ter sido queimado, deixando ali por 24 horas.

Cor escura sobre cor clara:
– Quando uma peça de roupa escura manchou sua roupa na máquina de lavar. De preferência, não a deixe secar com a “nova cor”. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó, numa panela e dê uma fervida, rápida.

Sangue:
– Nunca empregar água quente; deve ser retirada antes de secar. O gelo é ótimo para ser esfregado nessas manchas. Poderá ser lavada com água fria e sabão; se persistir, misture água fria com sal de cozinha e 5% de amoníaco. Outro processo: empregar água oxigenada de 20 volumes. Enxaguar em seguida. Se a mancha for antiga e não sair com o gelo usar ácido tartárico ou um pouco de amoníaco na proporção de 1 colher (café) para cada 250 gramas de água.

Tinta a óleo:
– Manchas de tinta a óleo, devem ser limpas com solvente ou aguarrás, gasolina ou benzina.

Vinho:
– Para tirar a mancha de vinho tinto, tente o leite ou passe gelo imediatamente no local, ele irá impedir a absorção do vinho e evitar aquelas manchas desagradáveis. Pode-se também limpar com uma solução de ácido tartárico; a água morna com detergente de cozinha também poderá servir. Numa emergência, polvilhar na hora com sal ou espremer um pouco de limão; depois de lavar com água e sabão. Pode-se substituir o sal por farinha de mandioca ou polvilho.

Frutas:
– Ponha sobre essa mancha um pouco de sal antes que ela seque; depois esticar a parte manchada sobre uma vasilha funda, e derramar água fervendo, acrescentada de uma colher de amônia ou álcool, atravessando o tecido. Poderá também usar leite azedo, suco de limão
fresco, ou vinagre branco forte. Para as manchas de frutas vermelhas, depois de bem lavadas deixar de molho em espuma de sabão fria, com água sanitária; se a mancha resistir, lave com solução de vinagre branco e álcool em partes iguais. As manchas de frutas em tecidos de seda saem lavando-se com água morna e bórax.

Em geral:
– Sal ajuda a tirar a maioria das manchas. Na dúvida, antes de usar qualquer produto para tirar manchas no tecido, passe um pouco de sal para facilitar a retirada. Quando mais fortes misturar: amoníaco, éter, vinagre e aguarrás. Tecidos muito finos, procure ajuda especializada.

Lembre-se, quanto mais cedo se tratar uma mancha mais facilmente ela sairá.

Fonte: http://www.dicas.jeitoetalento.com/dicas_donadecasa_d.php#DA02


VOLTAR
© PRENDA Rua Jaguaré, 151 - Jaguaré - CEP 05344-040 - São Paulo - SP
Telefone: (11) 4496-3884 - Whatsapp: (11) 94247 -0170 - Site desenvolvido por Neorion Internet